INFORME: Fique atento, o horário do programa mudou!!!! Assista ao vivo todas as segundas de 18:00 - 19:30 no canal 8 pela Jovem TV (Cabo Frio), no site da emissora ou aqui mesmo no site!!!
MENSAGENS EDIFICANTES:

"(...) Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado." (Chico Xavier)

Middle

Teste ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

terça-feira, 26 de abril de 2011

Programa dia 25/04/2011 - Tema: Espiritismo e as relações de Amizade

TEMA: Espiritismo e as relações de amizade.
CONVIDADO: Paulo Jorge ( Centro Espírita Trabalhadores de Jesus - Cabo Frio/RJ ).
SORTEIO: 3 livros "Evangelho Segundo o Espiritismo" e 1 DVD "Jesus e a Mulher no Evangelho" (Roracy).
Contemplados: Livros - Valéria Coutinho (Vila Nova) / Carla (Palmeiras) / Rosane Simas (Vile Blanche).
DVD - Maria das Graças (Jardim Esperança).
VÍDEO DO PROGRAMA: Em breve.

RESUMO:

Após as considerações iniciais, Roracy (Centro Espírita Trabalhadores de Jesus - CETJ) iniciou o primeiro bloco do programa trazendo informações do movimento espírita e outras considerações sobre o que está acontecendo na região.

O palestrante convidado, Paulo Jorge (Centro Espírita Trabalhadores de Jesus - CETJ) fez uma pequena prece para o bom andamento dos trabalhos e logo em seguida Zé Marco leu uma passagem do livro "Pão Nosso" (Emmanuel - Chico Xavier) - Item 15. 
[Clique na aba Downloads e etc e baixe o livro para o seu computador]
Paulo Jorge começou sua palestra falando sobre uma passagem do Evangelho: "Jesus estava olhando o templo quando foi questionado por um sacerdote sobre o motivo de estar ali parado observando a edificação. Então Jesus responde ao religioso que seria lá onde anunciaria a boa nova do pai. Mais uma vez intrigado, o sacerdote pergunta como Jesus imaginava fazer isso tudo! Jesus responde que teria ajudantes e que os reconheceria  por conhecer o coração dos homens, ou seja, não seria necessário que fossem perfeitos mas que tivessem boa vontade." Assim, Paulo faz uma bela relação mostrando como deve ser a verdadeira relação de amizade.

(Renato) E quanto aos amigos que nos tratam com rispidez ?

O palestrante então afirmou que formamos nossos grupos de amizade através das afinidades existentes entre elas e que a mesma deve ser baseada no respeito e não na expectativa da perfeição dessas pessoas. Para ilustrar essa situação, Paulo cita outra passagem do evangelho: "Simão Pedro (o primeiro apóstolo seguidor de Jesus) volta da pescaria triste pois não foi bem no trabalho. Jesus então faz o primeiro sermão enquanto Simão Pedro assimila aquelas palavras de coração aberto como algo bom para ele. Jesus manda que joguem as redes novamente e, mesmo sem confiança, realizam a melhor pescaria que haviam feito até então." Com isso, Paulo Jorge demonstra como os homens da época, inclusive os apóstolos, eram rudes e rispidos em suas atitudes, contudo Jesus sempre sábio desejou a amizade daquelas pessoas, pois mesmo sabendo que Simão Pedro o negaria três vezes, afirmou que sobre ele construiria sua igreja.

Anuncio: Próxima segunda - Flávio (Centro Espírita Trabalhadores de Jesus - CETJ) - Tema: os animais tem alma ?

(Zé Marco) Temos a imagem dos apóstolos perfeitos! Eles não tinham defeitos ?

Não! Segundo Paulo Jorge eram pessoas imperfeitas e com melancolias diversas, porém com capacidade de assimilar e aprender as informações que Jesus queria passar, sendo eles de grande importância para a divulgação da boa nova. Mencionou outra passagem do evangelho: "Bartolomeu estava distante do grupo, pensativo e melancólico. Jesus percebe a situação, se aproxima do apóstolo e pergunta o que houve. Bartolomeu descreve sua preocupação quanto ao entendimento da palavra, imaginando que muitas pessoas não a entenderiam. Jesus afirma que cada qual tem seu momento e um dia terá a capacidade de ouvir. Bartolomeu também diz que também está preocupado por conta da morte de sua mãe e o mestre explica a ele que isso é sempre algo necessário.". Paulo também reflete sobre a importância de não ficarmos sempre chamando nossos entes queridos falecidos, visto que muitas vezes eles não podem responder e isso lhes faz mal. O palestrante falou ainda sobre Judas, que no início teve um importante papel na divulgação das palavras do mestre mas que depois teria dimensionado mal sua força, colocando em risco sua amizade com Jesus.  Demonstrando que devemos saber conviver com as limitações dos amigos.

(Renato) E as relações de amizade com grande diferença de idade ?

Paulo indagou que muitas vezes as pessoas colocam barreiras desnecessárias a esse tipo de amizade. Mais uma vez citando o evangelho disse: "Simão, o Zelote, foi questionado por Jesus quando o mesmo disse que iria abandonar o grupo. Simão disse que não tinha mais condições de ajudá-lo por conta da sua idade elevada. Jesus então respondeu que o idoso é muito importante para a sociedade e que nos ajudam a não cairmos nos mesmos erros.". Ou seja, a diferença de idade não é relevante para a formação de uma boa relação de amizade.

(Zé Marco) E quanto aos amigos que sempre temos desavenças ? Significa que em outra encarnação foram meus inimigos ?

Para Paulo, muitas vezes esses amigos brigam  por bobagem, assim como fazem as crianças. Contudo, mesmo sendo possível que em outra encarnação os amigos briguentos de hoje tenham sido inimigos, que o importante é que juntos superem suas desavenças no presente para um futuro melhor.

(Renato) E o perdão ? Devemos perdoar os nossos amigos ?

Paulo diz que devemos perdoar nossos amigos pois também não somos perfeitos. Devemos ainda entender que eles possuem opiniões próprias e que não podemos imaginar que sejam como um papel em branco, ou seja, que vivam de acordo com as nossas convicções. Para ilustrar deu o exemplo de uma nota de R$ 100,00 que mesmo amassada e suja tem em si o seu valor inalterado, e assim deve ser a amizade, ou seja, gostarem da gente pelos valores que conquistamos, independente do estado que nos encontramos.

(Renato) Fale um pouco das relações de amizade no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus (CETJ).

O palestrante afirmou que tudo começou a 88 anos atrás a partir de uma relação de amigos com um bom propósito, ou seja, promover a reforma íntima e auxiliar o próximo! Momento no qual foi exibido um documentário contando a história do CETJ desde sua fundação até os dias de hoje, demonstrando o poder da verdadeira amizade.

(Renato) E a amizade continua no mundo espiritual ?

Paulo diz que sim! E cita o item 291 do livro dos espíritos, onde é revelado para Kardek que os espíritos não enxergam as máscaras, vendo somente a verdade. Sendo assim, podemos interpretar que somente as amizades verdadeiras continuaram inabaladas no mundo espiritual. Citou também o item 296 do mesmo livro que afirma ser a amizade igual a uma planta que deve ser regada para se manter.

Para finalizar o palestrante propôs um teste para sabermos escolher os amigos e valorizar a verdadeira amizade:
- Pense nas 5 pessoas mais ricas do mundo ! Conseguiu ?
- Pense nos 5 últimas ganhadoras do concurso miss universo ! Conseguiu ?
- Pense nos 10 últimos ganhadores do prêmio Nobel ! Conseguiu ?
- Pense nos 5 últimos ganhadores do prêmio Oscar de melhor ator ! Conseguiu ?

Provavelmente não ! Certo ?
Continuando o teste, agora:
- Pense em 3 professores que ajudaram verdadeiramente na sua formação ! Conseguiu ?
- Pense em 3 amigos que lhe ajudaram em momentos difíceis da vida ! Conseguiu ?

0 comentários:

Postar um comentário